sábado, 2 de junho de 2012

  LOUSA DIGITAL, a sala de aula mais interativa

Foto: Treinamento Lousa Digital na UESPI, ministrado pelo Coordenador Geral de Fomento ao Uso das TICs, prof. Mário Eduardo e profa. Ana Angélica Costa

A sala de aula dos cursos de graduação da Universidade Estadual do Piauí  vem se modernizando e ganhando mais dinamicidade através da implantação das Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs  que atualmente são utilizadas nas disciplinas de vários cursos da UESPI. Com isso, a universidade vem se  estruturando tecnologicamente às necessidades do ensino e inserindo-se no mundo digital da educação, resultando em  uma sala de aula mais interativa e dinâmica, onde professores e alunos têm acesso a novas ferramentas para a produção  e disseminação do conhecimento com mais qualidade.

Aliados a isso, a UESPI através das Coordenações de Elaboração de Material Didático e Fomento do Uso das TICs vem promovendo várias ações dinamizadoras, aliadas às novas tecnologias, utilizadas para  maximizar a qualidade do ensino e aprendizagem na universidade, além de apoiar, estimular e  financiar, através de bolsas concedidas especialmente para o fomento das TICs por cada  10horas de oferta de disciplinas que são ministradas na Plataforma Moddle, além das bolsas que financiam a elaboração de material didático (e-books ou publicação de livros didáticos para o uso das Tics.   

E, para dar mais suporte a sala de aula, o Projeto de Fomento as TICs da UESPI adquiriu uma Lousa Digital que permite que o professor prepare suas aulas e apresentações em programas comuns de computador, como Power Point, ou, por exemplo: fazer apresentações em três dimensões para apresentar o corpo humano, ou demonstrar mapas feitos por satélite e disponíveis em sites como o Google Maps ou Google Earther. 

Além disso, com a Lousa Digital, o professor pode  apresentar o conteúdo programado, e ao mesmo tempo navegar na internet com seus alunos, criar ou utilizar jogos e atividades interativas, sendo possível proporcionar aos alunos, uma maior profundidade na abordagem dos conteúdos aplicados, através de aulas mais dinâmicas. Softwares de simulação de Ciências, Matemática ou um aplicativo em multimídia para Geografia, por exemplo, tornam-se muito mais dinâmicos com o uso da Lousa Digital, onde se permite também que professores e alunos participem da aula escrevendo diretamente na Lousa, seja por meio de um teclado virtual ou através de uma caneta inteligente, item complementar que  auxilia no uso do equipamento, podendo também  ser  manuseada com a ponta dos dedos, através do sistema touch, o mesmo utilizado nos tablets.

O treinamento para o uso da Lousa Digital está sendo realizado pela Coordenação de Fomento de Material Didático em TICS, através da Coordenação Geral de Uso da TICs, que já niciaram as primeiras turmas formadas, prioritariamente, pelos professores ofertantes de disciplinas na Plataforma Moddle  da UESPI e interessados em utilizar o equipamento em suas aulas. 

A Lousa Digital  encontra-se instalada no Auditório do Pirajá da UESPI no campus Torquato Neto e para utilizá-la é necessário que o professor participe do treinamento para o seu melhor  manuseio. As primeiras turmas do treinamento estão sendo priorizadas para os professores ofertantes de disciplinas em TICs e podem ser realizadas junto a Coordenação Geral de Uso das TICs através do E-mail: uespi.tic.graduacao@gmail.com.


MATÉRIA DO JORNAL HOJE, DA REDE GLOBO, FALANDO DO USO DA LOUSA DIGITAL E SUAS VANTAGENS PARA PROFESSORES E ALUNOS: