Utilizar linguagem clara, objetiva e coloquial, adequada às características do público alvo e à modalidade de ensino a distância. Nessa modalidade, o uso de estratégias de interação entre professor e aluno é essencial.
Utilizar o Novo Acordo Ortográfico na elaboração do texto do fascículo.
Apesar do caráter simplificado inerente a esse tipo de material didático, deve-se primar pela qualidade do conteúdo, proporcionando conhecimentos fundamentais para o desenvolvimento de habilidades e competências capazes de estimular o aluno a refletir sobre o contexto social, político e cultural e a prática acadêmica, favorecendo a relação prática-teoria-prática.
Distribuir o conteúdo do livro em, no mínimo, quatro e, no máximo, seis unidades de ensino.
Distribuir o conteúdo do livro em, no mínimo, quatro e, no máximo, seis unidades de ensino.
Utilizar, na elaboração do texto, as seguintes ferramentas:
Glossário: definição de termos essenciais para a compreensão da teoria
Saiba mais: notas complementares
Leitura complementar: indicação de leituras (livros ou páginas da web) relacionadas ao tema de cada unidade);
Atividade complementar: proposta de atividades relacionadas ao tema de cada unidade, desenvolvida em ambiente virtual (fóruns de discussão etc.), incluindo trabalhos de pesquisa vinculados à disciplina.
Para aprender mais: sugestão de outras referências
bibliográficas pertinentes aos temas desenvolvidos nas unidades de ensino.
Resumo: sinopse da unidade
Atividades de aprendizagem: exercícios escritos que objetivam fixar/discutir o conteúdo abordado em cada unidade.
Para finalizar: retomada, de forma resumida, dos temas tratados nas unidades, com a sugestão de que os alunos revejam as unidades, destaquem o que considerar mais relevante e elaborem um fichamento do livro.
O diagramador incluirá página de fichamento no final do livro antes das referências.
Diversificar as fontes bibliográficas consultadas para a elaboração do texto, dando preferência aos livros, periódicos acadêmicos e às fontes digitais reconhecidas. Evitar o uso da wikipédia, pela pouca garantia da credibilidade das informações veiculadas por esse suporte.
Ao iniciar uma unidade de aprendizagem, estabelecer integração com o conteúdo da(s) unidade(s) anterior(es).
Utilizar imagens atraentes na ilustração do livro, informando obrigatoriamente a fonte. Ficar atento à qualidade e ao equilíbrio do uso de imagens, para evitar imagens ilegíveis e a poluição visual.
2. Quanto ao formato do livro:
A estrutura do livro deve conter as seguintes partes:
Capa e contra-capa formadas com orelha, sendo esta medindo 8,4cm. Na orelha da capa, deve constar um resumo geral da obra e, na da contra-capa, o currículo resumido do(s) autor(es), acompanhado de fotografia;
Texto de apresentação do livro, assinado pelo(s)
professor(es) conteudista(s): contempla considerações gerais dos autores sobre o material (objetivo, importância dos temas e o contexto
em que o livro se situa);
Sumário: apresenta as unidades, seções e subseções e a respectiva paginação;
Unidades de ensino: cada unidade é constituída de uma página especial de abertura, contendo o título da unidade e o respectivo número, bem como os objetivos da unidade.
O desenvolvimento da unidade propriamente dito
deve ser precedido dos objetivos e de um texto de apresentação.
Referências bibliográficas do livro: devem constar no final do livro e seguem a normatização da ABNT (O professor deve estar atento às atualizações);
A extensão do livro deve obedecer aos seguintes padrões:
Disciplinas de 15h...................40 a 65 páginas;
Disciplinas de 30h...................65 a 80 páginas;
Disciplinas de 45h e 50h.........80 a 100 páginas;
Disciplinas de 60h...................100 a 120 páginas;
Disciplinas de 75h...................120 a 130 páginas;
Disciplinas de 90h...................130 a 160 páginas;
Disc. com mais de 90h............160 a 200 páginas.
Os critérios para digitalização do fascículo são:
Editor de texto: Word
Fonte: Arial, tamanho 12
Papel: com as dimensões 200mm x 260
Margens: superior e esquerda:3cm; direita e inferior: 2 cm (As caixas de texto e as figuras devem estar incluídas nessas margens);
Parágrafo: deve estar justificado, e o adentramento da margem esquerda e as entrelinhas devem ser 1,5cm;
Imagens: devem estar tanto no corpo do texto quanto em arquivo separado, constando neste a respectiva numeração da imagem e da página em que se encontra no texto.
OBSERVAÇÃO:
Visando à qualidade do livro e, por conseguinte, a valorização das produções do NEAD/UESPIUAB, o ISBN será solicitado desde que:
a) 30.04 e 31.08 - para os livros que serão utilizados no segundo e o primeiro semestres respectivamente;
b) 07 dias - para proceder às revisões apontadas e/ou
apresentar justificativas quando discordar destas;
2) atenda a todos os requisitos constantes no presente Roteiro de Elaboração de Material Didático;
3) leve em consideração as orientações da equipe de revisão e, caso discorde destas, apresente justificativas.
MAIORES INFORMAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO:
uespi.tic.graduacao@gmail.com
tel (86) 3213-7771
- Apoio Técnico: Hanny Carvalho e Eduardo Batista
- Coordenação Geral de Fomento ao Uso das TICS/UESPI:
Prof. Mário Eduardo
- Coordenação de Elaboração de Material Didático com uso de TICs/UESPI:
Nenhum comentário:
Postar um comentário