quarta-feira, 3 de outubro de 2012

BOLSA PARA ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO NO USO DAS TICs

O projeto de fomento ao uso das TICs da UESPI, através da Coordenação Geral de Fomento do Uso das Tics, juntamente com a Coordenação de Elaboração de Material Didático vem incentivando que professores desta IES produzam e publiquem conhecimento para dar maior subsídios as suas aulas já ofertadas em TICs, através da plataforma moodle, nos cursos do regime regular da UESPI.
 
A produção do conteúdo acadêmico que o  professor desenvolve para as suas disciplinas que são ofertadas, parcialmente, na plataforma moodle poderá ser transformado em publicação impressa, em especial em formato de livro didático.
 
DO CRITÉRIO DE CONTEMPLAÇÃO DAS BOLSAS:
 
As bolsas serão disponibilizadas para todos os professores ofertantes de disciplinas na plataforma moodle (TICs), nos cursos do regime regular da UESPI e, que entregarem suas obras, já com a aprovação do seu colegiado de curso, junto a Coordenação de Elaboração de Material Didático até o prazo de 01 de Novembro de 2012. O trâmite seguinte será realizado pela Coordenação de Elaboração de Material Didático, que encaminhará a obra para à equipe de correção ortográfica, diagramadores e gráfica.
 
DO VALOR DAS BOLSAS:
 
O valor de uma bolsa é de R$ 1.300,00 (mil e trezentos reais), onde, de acordo com a produção (quantidade de horas referentes as disciplinas ofertadas em TICs e número de páginas de conteúdos produzidos) é que vai definir o número de bolsas as quais o professor será contemplado.
 
FORMATO DA PUBLICAÇÃO:
 
Não existe um modelo para seguir na elaboração do material didático impresso. O que se torna necessário, no entanto, é assegurar que o texto seja motivador, explorando-se o potencial criador daquele que escreve, de modo que o material fique atrativo e represente uma boa fonte de consulta.
 
Em relação ao formato,a linguagem e recursos textuais gráficos, sugerimos basear-se, a título de exemplo, o que outras instituições vem sugerindo para este tipo de formato de publicação, pois o material didático-impresso tem características próprias e, portanto, o seu processo de elaboração vai exigir que observemos alguns aspectos, como estes que sugerem outras já vem sendo utilizadas por outras instituições: 
 
EM RELAÇÃO A LINGUAGEM:
 
1. A linguagem deve ser acessível, direta, simples e uniforme ao longo do texto, preferindo-se sempre a forma impessoal dos verbos, com uso de vocabulário familiar, adequada ao público, sem dificultar o entendimento do texto e fluidez da leitura. É preciso evitar linguagem rebuscada e prolixa, redundâncias, terminologia não aceita no meio acadêmico, cuidando-se também para que o autor não faça prevalecer seu ponto de vista, sua opinião e seus preconceitos ou idéias pré-concebidas.
 
EM RELAÇÃO A ESTRUTURA DIDÁTICA DO CONTEÚDO: 
 

2. Na estruturação didática do conteúdo, a sequência dos tópicos deve ser organizada, de forma integradora e identificando-se os conhecimentos relevantes e essenciais, que precisam ser reforçados e aprofundados, a partir dos objetivos da disciplina. Deve haver coerência e progressão na colocação das idéias e temas, apoiando-se a explanação em fundamentação científica e legal , e não em opiniões que não possam ser confirmadas e justificadas apropriadamente.

3.Também, é preciso constar após a folha de rosto, os nomes dos autores, organizadores e responsáveis pela edição gráfica ou reprodução do material, assegurando-se a responsabilidade técnica e o reconhecimento dos profissionais colaboradores.
 
4. Cada tema deve ser apresentado, com a seguinte ordem: introdução, desenvolvimento e resumo, estimulando-se o interesse pelo objeto de estudo.
 
5.Na introdução, é estabelecida uma relação entre os conhecimentos novos com o que já é conhecido, problematizando-se situações do dia-a-dia de trabalho para captar a atenção e despertar o interesse. Traz, ainda, as considerações mais gerais do tema e o objetivo do curso. 

 
6. No desenvolvimento do tema, é preciso escolher cuidadosamente os títulos e esquemas prévios, com textos claros e objetivos, sem o uso de termos desconhecidos ou utilizando-se um glossário no final, antes das referências, incluindo-se neste a tradução dos termos em língua estrangeira, eventualmente utilizados.

7. Sempre que houver uma citação com até cinco linhas, deve ser transcrita entre aspas, com o mesmo tipo e tamanho de letra no parágrafo onde foi inserida. Se passar de cinco linhas, utiliza-se o recuo de parágrafo e colocam-se as notas de rodapé, que são numeradas seqüencialmente em algarismos arábicos, conforme a ordem em que aparecem no texto. É preciso cuidar com o excesso de aspas, itálico, negrito, uso de abreviaturas e siglas, revisão ortográfica e gramatical.

8.Se forem apresentados anexos, estes devem ser numerados com algarismos arábicos e precisam constar no sumário, que aparece em folha distinta, após a folha de rosto.
9. As ilustrações devem ser coerentes com a idéia que se pretende elucidar, sem apelos que podem “infantilizar” o material. Importante, também, é incluir exercícios no final de cada tema trabalhado, para a fixação da aprendizagem e oportunizando-se a própria auto-avaliação, quando então percebemos o quanto de domínio temos do conhecimento aprendido.
 


RECURSOS TEXTUAIS E GRÁFICOS:

10.Os recursos textuais e gráficos melhoram a estética do material e ajudam a manter o interesse pela leitura e atenção pelo objeto de estudo. Como exemplos, podemos citar os quadros ilustrativos, as dicas, questões para reflexão, chamadas de convergência para evitar a dispersão, problemas resolvidos analiticamente, análises de casos, curiosidades sobre o tema e outros. Claro que é preciso cuidados para que o material não fique poluído visualmente, com excessos de chamativos, mantendo-se o senso de estética.


Maiores informações através do e-mail: uespi.tic.graduacao@gmail.com ou através dos telefones: 3213-7071 ou 9933-5670 (Profa. Angélica Costa)

Os professores que possuirem facebook também podem fazer parte de um grupo de discussão que foi criado para troca de experiências sobre TICs através do facebook da Coordenadora: https://www.facebook.com/#!/groups/375182872551324/
Ao solicitar a participação do grupo, o professor deve se indentificar como professor ofertante em Tics ou interessado em elaborar material didático.










 






 






 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário